DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

domingo, 24 de maio de 2009

Vitello Tonatto

Ninguém fala dele, um prato frio, típico do Piemonte, região da Itália. Apesar de ser apreciado no verão, deixo aqui essa receita que me faz salivar quando bate a saudade. Pode parecer estranho, pois não temos o hábito, nem de longe, de misturar carne com um molho à base de atum e gostinho de limão. Mas querido leitor, isso faz arrepiar o couro, eu “agarantchio!”
Ingredientes:
1 lombo de vitela (+/- 700 gr)
250 ml de vinho branco seco
250 ml de água
2 dentes de alho amassados
1 folha de louro
1 talo de salsão picado
1 cebola pequena picada
Pimenta-do-reino
Sal
Modo de preparo:
Tempere o lombo com sal e pimenta. Em uma panela, esquente um pouco de óleo e doure a carne por completo. Em seguida, cubra com a água, o vinho e adicione a folha de louro, o alho, o salsão e a cebola. Cozinhe em fogo (médio/baixo) por cerca de 50 minutos, virando o lombo de vez em quando. Retire a carne e deixe esfriar. Coe o conteúdo restante da panela. Reserve os legumes e o caldo e descarte a folha de louro. Quando a carne estiver fria, corte em fatias finas e sirva com o molho (também frio) por cima.
Molho:
150g de maionese
200g de atum em lata
2 colheres de alcaparras
Caldo e legumes do cozimento da carne
Limão a gosto
Sal
Em um liquidificador bata a maionese, o atum, as alcaparras, o salsão e os temperos cozidos, o limão e junte, aos poucos, o caldo até chegar numa consistência cremosa. Corrija o sal.

4 comentários:

Rosaly Senra disse...

Oi Regina.. entrei aqui por acaso e gostei. talvez vc goste também do meu blog. Vá lá e diga o que achou: http://quitandasdeminas.blogspot.com. bjs

Regina Bui disse...

Adorei o blog, uma "dilícia"! Fiquei com vontade de comer Cubu!
beijos

Anita disse...

Um colega italiano ja havia mencionado esse Vitello Tonatto para ser feito com antecedência e servido num bufe frio. Nunca tentei nem provei mas deve ser bão !

Regina Bui disse...

Você simplesmente não tem noção do que está perdendo!