DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O gordo feliz

Era um gordo solitário, porém feliz e satisfeito, indiferente com a própria anatomia, ao contrário do que pensavam as mulheres por quem na vida se apaixonou. Como não tinha família, aperfeiçoou-se dos ofícios da cozinha.
Começava a pequena refeição na madrugada, pelo sonambulismo programado. Um beliscãozinho no pudim de pão, uma fatia de queijo branco, uma colherada de mousse de goiaba.
Às seis e meia o ritual parecia tão complexo quanto o almoço dominical: bolo de araruta, geléia de damasco, cereais com leite, suco de melancia, torradinhas, manteiga, ovos quentes, salada de frutas, panqueca com mel e café com chantilly.
Às dez da manhã era hora do misto quente de três andares, com presunto parma e queijo holandês, seus preferidos, suco de laranja e um capuccino duplo.
No almoço ou no jantar, pratos dos mais tentadores e elaborados fazia: molhos com funghi, aspargos, vinho do Porto, cogumelos frescos, frutos do mar, ensopados diversos e assados suntuosos. Durante a tarde preparava fornadas de pães, tortas e bolos para a manhã seguinte.
Um dia recebeu a ligação do síndico do prédio onde morava, que desabafou:
- Seu Tadeu, os moradores sempre reclamam do senhor. É um tal de cheiro bom invadindo os apartamentos e provocando todo mundo! A madame do 35 diz que o filho não consegue estudar. A velhota do 51 falou que a pensão do marido não paga nem metade das vontades que passa. O cãozinho do 23 não come mais ração. E quando o senhor prepara empadão de bacalhau, o pessoal todo se revolta! O pior é que eu não posso nem lhe multar, afinal de contas, o senhor não está fazendo nada de errado.O gordo nem deu bola pra galera, mas ficou penalizado com o Totó, que não comia mais. Depois disso, mandava descer todo dia um mimo para o cãozito: tutu de linguiça, bolo de carne moída, risoto de moelas, kibe de frango, pasteis de costelinha, lombinho à milanesa...
Passado um tempo, o síndico por telefone, de novo:
- A velhota do 51 pediu pra lhe avisar que não consegue mais comer ração!

Foto: Regina Bui

2 comentários:

Anônimo disse...

Chequei em seu blog agora, e adoreí!
Espero poder voltar .
Já está em meus favoritos...
Que dicas e receitas maravilhosas, e o melhor : com maravilhoso humor.
já estou indicando para os amigos.
Abraços
mineira

Regina Bui disse...

Oi mineira,
gradicida, viu?
Venha sempre,
beijim!