DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A cozinha contemporânea

Anita, uma leitora e também blogueira, indicou o Spanish Recipes, blog de clássicas receitas espanholas, porém repaginadas. Clássicas receitas feitas e servidas de maneira diferenciada fazem parte da cozinha contemporânea, seja na Espanha, aqui ou na China. Pegando carona no texto “Da naftalina ao microchip”, de dois andares abaixo, quero exemplificar melhor o que é isso para quem não sabe. Acho difícil alguém não saber, mas de qualquer maneira, falar de comida é sempre agradável.
Sem dúvida nenhuma a cozinha contemporânea aconteceu por causa da globalização. Ficou sem fronteiras, seja pela facilidade de termos à mão produtos importados como nunca antes, seja pela rapidez de informações que adquirimos através da internet e demais conseqüências. Por causa disso as coisas mudaram na gastronomia.
Hoje um pato com laranja não é o mesmo pato com laranja do passado. Pelo menos não na apresentação. Talvez você encontre um moderno pato com laranjinhas kinkam em algum cardápio atualizado. Um risotto de camarão feito com arroz arbóreo italiano pode ganhar ares de comida oriental, se feito com saquê no lugar de vinho branco, caldo a base de algas, Nam pla e curry verde. E o que dizer de um cuscus servido em casamento? Nem pensar! A não ser que seja feito em forminhas individuais de 5 cm de diâmetro, com pedaços de lagostins ao invés de sardinhas em lata e servido em pratinhos decorados com dressing de foie gras e pimenta rosa. O doce da foto é Romeu & Julieta, com goiabada mole e queijo de cabra. Assim, até uma comida regional pode ser reinventada sem deixar de ser elegante. E que tal uma canja de pato no final de uma festa regada a vinho da melhor qualidade?

Foto: Regina Bui

Um comentário:

Anita disse...

Regina, que bom exemplo do Romeu e Julieta ! Tambem e' possivel servi-lo como sufle de queijo com calda quente de goiabada. Ha muitas maneiras arrojadas de apresentar e servir pratos classicos fora da maneira tradicional !