DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Desejos exagerados, emoções escancaradas

Já disse anteriormente que muitas vezes não é a fome quem manda na gente, mas o paladar. Aquela tara de comer alguma coisa que vem à memória faz com que movamos mundos e fundos até degustarmos algo que nos deu prazer anteriormente ou qualquer nova tentação que apareça. Tudo por um momento de felicidade plena daquelas que só a boca e suas mil ferramentas sabem executar. E esse tipo de desejo parece que mata; em alguns momentos chega a ser pior do que a saudade de um amor perdido. Enquanto você não o fartar por completo, o sofrimento da vontade cega e louca lhe perseguirá sem dó. As expressões “comer de joelhos” e “manjar dos deuses”, devem ter surgido num desses delírios que nos domina numa das três fases a seguir: a do desejo, a da degustação e a da satisfação.
Uma vez estava falando sobre a receita de um purê – aquele de mandioca, com creme de leite e parmesão ralado, quando fica cremoso e quente – e uma amiga, engolindo a seco, o definiu:
- Isso é Deus em forma de purê?Não tinha ouvido nada mais exagerado em minha vida até então.
Um outro chef me contou que, num jantar, uma convidada veio lhe agradecer – chorando - e o abraçou apertado, após comer seu filé au poivre, aquele medalhão dourado e lindo de mignon, banhado de molho à base de caldo de carne do mais artesanal com pimentas verdes frescas.
Chorando? Também nunca tinha visto isso!
Mas existe um comportamento único, e esse, você pode estar no sul do Rio Grande do Norte ou no norte do Rio Grande do Sul, ou ainda do outro lado do mundo, no meio do oceano, não importa, é universal. É quando se trata do minuto exato de experimentar aquilo que tanto se quer, de deixar a boca e todos os sentidos em êxtase, da mastigação que faz você esquecer por completo que carrega um corpo vestido, e os olhos se fecham, e a cara que se faz é quase de dor. Depois solta aquele som meio desmaiado, no momento em que os ombros caem: “huuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmm...”


Foto: Regina Bui

4 comentários:

Ita Andrade disse...

Eis aqui mais um texto bem temperadinho.
Delícia!

Mônica Angeleas disse...

Que delicia de texto.
Bom fim de semana e bjs

Anônimo disse...

isso é verdade e se acharem exagero, ok, rsrsrs...mas, uma boa comida, aquela q preenche todos os sentidos equivale sim, a um orgasmo...

Anita disse...

Orgasmos e nirvanas através do paladar, experiência mística que so nossos pratos favoritos nos permitem.