DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

domingo, 8 de março de 2009

Caviar

Ou, originalmente, ovas de esturjão, proveniente do mar Cáspio. Mas ovas de salmão e de outros peixes que denominamos menos nobres também são chamadas de caviar, variando na cor, tamanho, pasteurização e preço.
O Zeca Pagodinho diz que só conhece de nome.
Quem não gosta de peixe pode comer caviar feito das sementes de quiabo, lançado recentemente pela chef Roberta Sudbrack, ou apreciar o clássico e esquecido caviar de berinjela (chamado assim por causa das sementinhas).
Caviar agora atingiu o mesmo patamar do carpaccio, onde tudo o que é fatiado e fino leva o mesmo nome. Carpaccio de pêra, carpaccio de abobrinha, carpaccio de polvo, carpaccio de carpaccio.

Caviar de berinjela
2 berinjelas inteiras, pinceladas com óleo para que a casca não se rompa, levadas ao forno em temperatura média. Vire-as depois de 40 minutos e deixe o mesmo tempo para que terminem de assar. Se seu forno for muito feroz, mantenha a temperatura baixa. Assim que as berinjelas estiverem fofas e com a casca marron, retire toda a polpa com o auxílio de um garfo e coloque-a numa panela, dessa vez no andar de cima: diretamente no fogo. Acrescente 1 colher grande de manteiga, suco de 2 a 3 limões, sal e (muita) pimenta-do-reino a gosto.

4 comentários:

Ita Andrade disse...

Eu fiz e deu certo!!!
Ai delícia valeu brigada!!!
Concede uma pergunrta?
Na hora de comprar massa, fico um tempão na gondola e sempre saio com a sensação de que não fiz uma boa escolha, pode dar alguma indicação de marca?
Um beijo

Regina Bui disse...

Que bom, você fez "arte" e deu certo...rs...rs...
Apesar da variação de preços, são de ótima qualidade: Barilla, Renata, Divella e De Cecco. E já sabe que é proibido colocar óleo ou azeite na água, né?
beijão

Anônimo disse...

É? MAS DISSERAM QUE ERA PARA NÃO GRUDAR. RSRSRSRS que acontece?
Bjk Ita

Regina Bui disse...

Se você mexer a massa na água de vez em quando, nos primeiros cinco minutos, ela não grudará de forma alguma. O óleo impermeabiliza a massa e depois disso não absorve o molho 100%.