DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Produto congelado é a Raspadinha da cozinha

Sabe aquela Raspadinha da Loteria Federal que você sempre compra apostando com fé e não ganha nada? Não é a mesma coisa com peixes e frutos do mar congelados? Como saber que o cheiro de estragado ou de amoníaco não se esconde debaixo do gelo? Comprando e descongelando, claro. Então você deve experimentar várias marcas até acertar uma de confiança.
Nem vou gastar meus dedos descrevendo sobre raiva, perda de tempo e constrangimento que passamos por uma escolha errada assim. Você vai ao supermercado e o freezer está repleto de pescados em embalagens das mais atraentes e com preços para todas as vontades.
Acontece que algumas empresas congelam esses pescados imediatamente após a saída deles do mar. Nada mais justo. Ao abrir a embalagem, o cheiro familiar da maresia já indica que ali tem um congelado fresco.
E outras empresas, ao contrário disso, devem comprar a preço de banana os pescados que não foram vendidos em uma semana lá no Ceasa ou lá não sei onde, depois congelam, embalam bem bonitinho e vendem para nós.
E quando feirantes misturam camarão bom e camarão velho debaixo do seu nariz, sem que você perceba? Já aconteceu de chegar em casa e sentir a diferença de consistência e cheiro de um por um? Na beiradinha da banca, onde você tem acesso para examiná-los, estão lindos e viris. Pode ter certeza de que os camarões que ficam na outra beirada, quase encostados na barriga do feirante, estão mais velhos do que aqueles que você apalpou.

2 comentários:

Rebêlo disse...

Regina, tudo bem? Conheci seu blog agora, depois de ler uma matéria na Folha. Já que você está falando de peixe, talvez pudesse explicar aos seus leitores novos e antigos algo sobre o tal 'filé de Merluza' que a gente encontra no supermercado, congelados dentro de sacos plásticos. Aquele fedor (catinga, mesmo) é sinal de que o peixe está fresco ou é porque esse tal de filé de Merluza é ruim mesmo? Ele geralmente é bem mais barato que os outras postas de peixe congeladas dentro de sacos...

Regina Bui disse...

Oi Rebêlo,
bem lembrado, a nossa merluza tem mesmo um odor enjoadinho. Claro que tem diferença entre o pacote congelado e o peixe saído diretamente das mãos dos pescadores. Não sou fã número um de merluza e nem de corvina, mas dependendo do modo de preparo e da caipirinha, eu encaro! Na dúvida fique com as pescadinhas brancas.