DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Anorexia é a Loucura de salto, bem vestida e maquiada

Sou suspeitíssima de tocar nesse assunto. Logo eu, que vivo às custas dos prazeres da mesa.
Os velhos pecados perderam a força e ganharam embalagem nova? O diabo reformulou as estratégias da tentação? Prefiro deixá-lo de fora quando se trata de escolhas pessoais. Ou quando vejo uma sociedade inteira formada por seres humanos aparentemente normais promover e ditar um conceito fútil e sem nexo, como fazem com os padrões de beleza de hoje em dia. O diabo pode aplaudir quando assiste a um desfile de óbitos por anorexia, mas garanto que ele não fez esforço algum, se considerarmos somente a publicação diária das capas de revistas que encontramos por aí. O mérito de qualquer trabalho dessa natureza é todo nosso.
Em Elogio da Loucura, Erasmo de Rotterdam (1469-1536), quando entra no assunto da conquista através de padrões de beleza, revela que esse comportamento de fato nunca mudou:
“Aliás, tem elas outro desejo na vida senão o de agradar os homens? (...) Pois bem, não é pela loucura que elas podem atingir esse objetivo tão desejado?”
Parece que isso acontece automaticamente desde que Eva passou a ter concorrentes. Mas tudo tem limite. Anorexia é a loucura e a consequência de seguir um padrão imposto. Quem inventou a loucura? A mim pouco importa saber. Mas quem a escolhe? Eu e você.
Veja abaixo os links sobre o assunto. E caso você esteja por fora do que acontece no universo dessas adolescentes que tem uma escala de valores equivocada, porém nutrida por nós, traduzo de antemão as palavras ANNA, MIA e NF: anorexia, bulimia e no food, respectivamente.

http://anamia2007.blogspot.com/

Nenhum comentário: