DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Leveza se põe à mesa

Para quem gosta de comidinhas frias e saudáveis, dicas quentes. Mesmo que sua salada predileta seja à base de legumes, o prato pode sair mais leve ou mais pesado se o azeite for adicionado no começo ou no final do preparo. Sabemos que azeite em contato com fogo muda suas propriedades. Um antepasto de berinjela pode ser preparado da seguinte maneira:
1 - berinjelas refogadas em azeite, vinagre e os demais temperos até que amoleçam e esfriem, ou;
2 - berinjelas cozidas em água até que amoleçam e esfriem e só depois condimentadas com vinagre (ou limão), azeite e demais temperos.
O mesmo pode acontecer com abobrinha, vagem, jiló e chuchu.
Outro exemplo: legumes na grelha, igual se faz com churrasco. Coloque alho-poró dividido ao meio, lâminas grossas de pimentão amarelo, cebolas na casca e erva doce separada em pétalas. Mantenha-os no calor da brasa até que fiquem al dente, deixe esfriar e tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino.
No caso do antepasto, a berinjela foi cozida em água, enquanto os outros ingredientes foram cozidos no calor e em ambos os casos, não tiveram contato com gordura nenhuma. O azeite chegou depois como prêmio, como acabamento perfeito e fiel, intacto, esperando somente você se deleitar. Na cozinha, a ordem dos fatores altera o produto.

2 comentários:

Anônimo disse...

beringela pode-se tb assa-la no forno, qdo a casca estiver, tostada, raspar o miolo e aí, então, temperar a gosto, com alho, pimenta, limão...não costumo fazer na agua, pro meu paladar, me dá a sensação de aguada...

Regina Bui disse...

Sim, como no clássico caviar de beringela, forno também é outra opção. Só que no caso de outros legumes sem uma casca para protegê-los, é aconselhável colocá-los numa grelha apoiada sobre a assadeira. Isso serve para aves e peixes, para que também não tenham contato com nenhuma gordura ao serem assados no forno.