DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 21 de março de 2008

Verdades sobre o bacalhau


Afinal de contas de onde vem? Da Noruega? Do Porto? Já vi até trairão do Mato Grosso ser chamado de bacalhau. Existe também o bacalhau fresco, um peixe menor, encontrado nas feiras. Não é desses que estamos falando.
Quatro tipos de pescados em mares que banham as costas da Noruega, Dinamarca, Islândia e Groenlândia vão para Portugal, onde se submetem ao processo de limpeza e conservação, tornando-se salgados e secos.
Os mais conhecidos são o COD, também chamado bacalhau do Porto ou imperial; o SAITHE, menor, mais fino e de carne escura; o LING, chegando a quase 2 metros de comprimento e o ZARBO, o mais barato de todos. Obviamente existem pescados de outras partes do mundo assim como diferentes países que o transformam em bacalhau, mas os famosos, só para esclarecer, são esses.
FONTE: Revista Gula


Foto: Regina Bui

Um comentário:

Anônimo disse...

Antigamente, comprava "bacalhau fresco" nas feiras em São Paulo quando morava lá. Será que era bacalhau mesmo - o cod. Qualquer peixe que era, era uma delicia! Foi a única vez que vi a cabeça dele. Me sinto que sou testemunha de um segredo das épocas...pedra de Hamurabi, espada de Artur e a cabeça do bacalhau!