DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

quarta-feira, 19 de março de 2008

Valores, conceitos, canastrices e opiniões

Todo mundo se acha bem dono da palavra, a começar por mim. Pergunte a trezentas pessoas se Adão tinha umbigo e ouvirá trezentas verdades incontestáveis ou trezentas mentiras absolutas.
Educação, valores, profissões, opiniões. Os chefs podem tudo. Um chef de cozinha pode decidir, de uma hora pra outra, que baba de quiabo é chique, assim como um estilista mistura xadrez com bolinhas na mesma peça de roupa, e nova moda está lançada.
Veja você que em São Paulo, um estrelado chef francês foi chamado na mesa por um cliente muito famoso, publicitário, que fez o seguinte pedido: sei que essa opção não consta do cardápio, mas quero um ovo frito feito especialmente por você! O chef irritado, respondeu subitamente, com seu sotaque arrastado e de maneira muito seca: ovo frrrito tem lá no botecô da esquina, não aqui no meu restorrrante! E em seguida retirou-se.
Num outro bistrô não muito longe dali, havia no menu, assinado também por um francês de capa de revista, foie gras com ovo frito e lascas de trufa negra. E o prato custava R$ 120,00.

2 comentários:

M. Machado disse...

Oi Regina,
Esta história aí de cima me fez lembrar de um filme que assisti há poucos dias, "Sem reservas", com Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart. O conflito entre dois "Chefs" é ironicamente mostrado.
Vale a pena conferir.

Regina Bui disse...

sim, comentei sobre esse filme num texto mais antigo do blog. O Simplesmente Martha (que deu origem ao Sem Reservas) é mais "porreta", vale a pena conferir também...
beijos