DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A romã


Quem é o infeliz que não comeu? Quem não guardou as sementinhas na passagem do ano com a intenção de atrair riquezas? Pois na minha opinião esta atitude não deveria ser apenas associada ao dinheiro, conforme a lenda milenar e sim relacionada ao sucesso no amor. A romã é considarada há séculos como símbolo de fecundidade e poderes afrodisíacos. Os gregos estavam certos. Um estudo realizado recentemente na Universidade da Califórnia revelou que “a fruta é rica em antioxidantes que estimulam o aumento da circulação sangüínea nos órgãos genitais do homem, facilitando a ereção...”
E precisa dizer mais? Guardar as sementes pode trazer dinheiro, afinal de contas quando a fé é lançada no universo as coisas sempre acontecem. Mas o ritual combina muito mais com o ardente desejo de se ter ou preservar um grande amor. Como disse um poeta ao comparar a exótica fruta com a misteriosa mulher amada:

“Não é carnuda. Não. E mesmo que fosse seria vulgar usar o termo. Tem pouca carne. Mas esse pouco se torna um todo, como aquelas ingênuas e deliciosas sementes que saem do meio de paredes mórbidas e, vermelhas e convidativas explodem levemente o doce-azedo dentro da boca. Uma a uma, várias, tempestuosas e mansas, até se esvaziarem de sua seiva e satisfazerem a minh’alma...”


Foto: Regina Bui

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Regina, achei muito interessante seus comentários sobre a Romã. Só falta agora você me passar umas receitas com a fruta pois achei os "resultados", no mínimo, convidativos. ;-)

Anônimo disse...

Pois é Henrique,
o negócio é colocar em prática. Não precisa ter tanto trabalho com receitas, não. Coloque as sementes na salada, faça um suco, coma no café da manhhã...

Mercado Nacional disse...

Oi Rê,
Na casa de minha vó sempre teve um pé de romã...me lembro muito de vê-la abrindo a janela de seu quarto no sobrado para apanhar as frutas dos galhos mais altos...era fruta para saborear com as primas, para enfeitar a mesa e também remédio! Chá de casca de romã é bom para dores de garganta...minha vó era sábia e linda...como a romã !
Beijocas em você

Anônimo disse...

Querida Marília,
tenho certeza de que sua avó era linda e sábia por natureza. Só espero que a fruta tenha tornado o seu avô uma pessoa muito interessante!...
Beijos