DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vinagretes, bons acompanhantes

Uma vez alguém me disse que vinagrete era uma coisa fácil de entender: se não lhe convencer logo de cara, melhor nem insistir. Como acatei a idéia, começarei o tema pelo visual e, sendo assim, nem pensar em pedaços imensos de cebola e tomate, um de cada tamanho, murchos, ou ainda meia dúzia deles boiando numa imensidão de óleo e vinagre. Já que começamos a salivar pelos olhos, acredito que um bom preparo exija paciência de monges. Cebola e tomate, na proporção de uma para dois, devem passar pela faca afiadíssima e saírem delicadamente quadriculadinhos. O mesmo vale para um pimentão, se for o caso.
Depois de avaliarmos o molho com um olhar de coronel, aí sim poderemos passar para a segunda e última etapa chamada “ME DÊ MOTIVO:” ou seja, o sabor.
O mais simples e tradicional é formado de cebola, tomate, azeite, vinagre, sal e cheiro verde. Há quem o incremente com um pouco do caldo da feijoada, pimenta vermelha e suco de laranja. Abaixo deixo dicas de vinagretes um pouco diferenciados que acompanham seus respectivos pratos:
Salada fria de abóbora cabochan cortada em cubos e cozida - um vinagrete mais leve, apenas com cebola, azeite, vinagre, sal e suco de laranja pêra.
Carpaccio de salmão defumado - para fãs de endro (dill) fresco, usar limão no lugar do vinagre, cebola, tomate, azeite e sal.
Caldeirada com arroz branco - vinagrete tradicional com coentro, substituindo o cheiro verde, ou os dois.
Folhas amargas, como rúcula, agrião, endívias e radicchio – vinagrete com menos cebola e no lugar dos tomates, um tanto de damasco seco cortado em cubinhos.
Salada de bacalhau desfiado - vinagrete com azeitonas portuguesas (s/ caroço), alho amassado e pimentão amarelo.

Um comentário:

Anita disse...

Acho que so o tradicional bem feito da certo. Cebola e tomate, na proporcao de 1 para dois, mais pimentao verde e cheiro verde (picado quase em pontinhos). Tudo picado rigorosamente no mesmo tamaninho, para um bom feng-shui. Um otimo azeite e vinagre, pouco sal e nada de agua. Ah, e eu ainda acrescento um pouco de azeitonas bem picadinhas para dar um "tchan" - ou sabor provencal.