DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Reflexões de peso

Jeffrey Steingarten, o homem que comeu de tudo, desafia os leitores no livro de sua autoria Deve ter sido alguma coisa que eu comi, a refletir sobre nossos hábitos alimentares culturais. Afirma, usando como exemplo o crescimento de consumo de peixe cru na América do Norte (e por aqui também, não?), que com isso superamos totalmente nossa aversão inata a certos alimentos, e de como aprendemos a apreciá-los, seja por pressão social ou por uma verdadeira abertura e evolução como seres humanos. Confessa, ironicamente, que é merecedor dos créditos pela campanha incansável que faz a favor da confrontação, e se possível, da humilhação das pessoas que se escondem atrás de falsas alergias, intolerâncias inventadas, absurdos a respeito de nutrição e gosto provinciano.
Parte de nossos preconceitos fica por conta dos medos que nos colocam relacionados à comida. No mundo todo existem povos que apreciam ratos diariamente. Outros, insetos. O que faz com que nos alimentemos disso ou daquilo? Cultura, obviamente. E morre-se menos de problemas alimentares do que imaginamos.
Jeffrey pergunta logo na introdução do livro:
De que tipo você é? Faça um teste simples. Leia as duas afirmações que seguem e escolha qual delas, com toda a honestidade, é mais provável que você diga:
1. Estou me sentindo péssimo hoje, minha pele está cheia de caroços, e mal consigo enxergar. Deve ter sido alguma coisa que eu comi.
2. Estou me sentindo leve como uma pluma hoje, meu pensamento está claro como água e tenho vontade de sorrir para o mundo! Deve ter sido alguma coisa que eu comi!
Gosto de uma frase simples, usada pelo Dr. Orestes Cavicchiolli e aproveito para encaixá-la no tema do autor. Embora seja ortopedista, entende muito de vinhos, da boa mesa e seus benefícios:
- Gente contente não fica doente.
Quase fiz uma salada aqui, pipocando temas como hábitos alimentares culturais, preconceito e estado de espírito. Mas creio que sejam coisas sutilmente relacionadas. Boa leitura.

Nenhum comentário: