DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Programa de índio?

Passei parte do dia de ontem na festa de São João, em Laranjal Paulista. Haviam me alertado: “é programa de índio.” Mas como de vez em quando é bom conhecer outras tribos, deixando de lado a idéia de que a nossa é sempre melhor, fermentei minha curiosidade. Debaixo de um mar de bandeirinhas cruzadas a festa se dividia: de um lado da Igreja Matriz, a feirinha de bugigangas, daquelas mais absurdas ou simpáticas de comprar; barracas de brincadeiras e desafios, como a de tiro de espingardinha de rolha, que não tinha nem a força de provocar um ventinho no ar, quanto mais de derrubar as prendas. Do outro lado da paróquia, o principal: a barraca de espetinhos de carneiro, oriundos de sítios daquela região e portanto, sem vestígios de sabor de parede de freezer; churrasco de javali e búfalo, kafta no espeto, herança da influência da imigração libanesa daquela cidade, sopa de capeletti dos italianos, tão artesanal quanto as imensas toalhas de mesa que por ali se exibiam. E os doces? Churros quentinhos, pastéis de Santa Clara, balas de goma árabe, crepes, morangos cobertos de chocolate e quebra-queixo para despertar o gostinho adormecido da infância. Fazia décadas que não ouvia uma bandinha de rua, que não via pau-de-sebo, e nunca, jamais, um cururu, tipo de “repente nordestino” do interior paulistano. Não havia nenhuma mega produção que pudesse camuflar ou quebrar a integração e o calor humano dos laranjalenses, o que geralmente caracteriza o que chamam de programa de índio. Pena que não pude ficar para ver os Demônios da Garoa no final da festa.

6 comentários:

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

amiga?

programa de indio sem programa né?

pq quando indio tem programa ele passa na FUNAI e se organiza todo.

Ita Andrade disse...

Ah! assim eu tbem gosto!
Boa semana Regininha!

Anônimo disse...

Ahhhh pode me chamar de brega, mas eu adoro de quando em vez, um programinha assím,,,só para fotografar, registrando estes ares de um passado, que está realmente ficando no esquecimento, mas que deixa uma nostalgia inocente e simploria, que nos revela a alma caipira,,,,
Coisas de mineira....rs rs
Ahhhh saí do chic para o brega é cult!!!! rs rs ríndo muito...
Ahhh e vc não pescou aqueles peixinhos de piscininha de areia???
Aqueles com vara de bambu, com barbante e um anzol feito de arame ??? já fui boa nisso....ganheí boas prendas!
E´trem bão dimaisssssss... rs rs
Beijinhos nas bochechas, to aquí de novo....rs
mineira

Regina Bui disse...

Programa de índio é ficar vendo vitrines de shopping, apertar botões do controle remoto durante horas, engolir as propagandas machistas da Skol, procurar vagas em estacionamento, bajular o gerente novo, ouvir piadinhas sem graça e essas coisas do cotidiano de sempre, para todo o sempre e amém!

Anônimo disse...

Concordo contigo,,,,,com certeza!
ahhhh esta do canibal vegetariano é ótima...rs
bjsssss
mineira

Andréa disse...

ai, q lindo!!!! Adoraria uma festa assim, ingenua e autentica, sem a contaminação das grandes produções de eventos...