DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Não pode mesmo?

Um certo chef de cozinha andou pregando por aí que temperar peixe com alecrim é um verdadeiro “assassinato” para o paladar. E que coentro não pode ser usado em massas. E que gringos acham essas combinações muito estranhas.
Vamos começar de trás pra frente. Um: desde quando temos que agradar ao paladar dos gringos? Então, o que faremos com o feijão preto, o torresminho e a farofa com banana frita se eles não gostarem?
Dois: a Cozinha Contemporânea me permite criar pratos harmonizados com temperos do mundo todo. Não posso colocar coentro em uma massa? Onde fica nosso regionalismo? E se eu quiser abrasileirar uma receita de sangue italiano, como um belo nhoque de abóbora com suave ragú de carne seca? Não posso mesmo adicionar coentro para completar o dueto?
Três: imagine um peixe branco, de filés altos e saborosos, fresquíssimo, se debatendo na ponta do anzol, saído das águas de um rio gelado agorinha mesmo, sendo assado numa cama de ervas frescas e, entre elas, um ramo de alecrim.
Meu filho, me poupe. O mundo anda tão nervoso. Vá se preocupar com outras coisas! Falar que não se deve colocar alecrim em peixes é demais da conta!

7 comentários:

Blog da Nô disse...

Regina, eu acho que esses "chefs" querem mesmo é aparecer. Como fica difícil manusear uma frigideira com uma melancia amarrada ao pescoço, então eles inventam essas "pérolas"!
Eu coloco no meu prato o que eu quiser! É meu! Eu criei e misturo o que for do meu paladar, o que eu achar que fica bem junto!
Nem os ouço!
:o)

Regina Bui disse...

Pois é. Ele também mencionou alguma outra asneira sobre tomilho, mas essa fiz questão de não lembrar.

Anita disse...

COloquei no google "alecrim" e vi as imagens. Ah, parece "rosemary" que eu tenho no quintal. So uso para carnes na panela de pressao com molho de tomate e sobra de vinho tinto. Nunca me passou pela cabeca se pega ou nao pega bem com peixe. Mas acho que nao seria nenhuma heresia, uai !

e daí? disse...

cansada desses xíitas... nada como ficar a vontade pra exercer seu livre querer...

Regina Bui disse...

Rosemary é alecrim mesmo!

Anita disse...

To lembrando aqui que quando nao tenho tomilho suficiente pra socar dentro do frango ao forno... Vou catando tuuuudo que aparece pela frente... salvia ? Vai pro frango ! Louro ? Vai pro frango ! alho, cebola ? Vaaai ! Alecrim tambem ? Vaaaai que esse frango e' teu !! Depois besento por fora com vinho, gordura de pato e sal e e' goooooool !!

Regina Bui disse...

huuuummmmmmmm, gordura de pato é tudo de bom!