DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um hábito não é uma necessidade

Gosto desta frase. Ela se aplica muito bem às manias que temos na cozinha, ou porque aprendemos assim desde sempre, ou porque acreditamos em propagandas. O uso freqüente de caldos e porçõezinhas mágicas de temperos químicos e industrializados na comida é um bom exemplo. Um tablete de caldo de legumes para dar sabor aos legumes é algo que uma dona-de-casa do início do século passado acharia estranho. Um tablete de caldo de peixe para dar mais sabor ao peixe, idem. A propaganda está dizendo que você é incompetente e que a natureza criou tudo com gosto de absolutamente nada. Crianças e adultos vão se acostumando tanto aos sabores plastificados, condimentados e reinventados, que quando comem a comida temperada naturalmente, com sal e ervas frescas, estranham e acham tudo sem gosto. E quantos quilos ingerem desses artifícios por ano? Depois dizem que bacon faz mal à saúde. Mandioquinha tem seu sabor próprio, assim como a carne, a escarola, a cenoura e o feijão. Precisa de mais?

6 comentários:

Anita disse...

Ah Regina ! Eu adoro cozinhar e procuro usar o menos de química possivel. Meus filhos nunca tomaram refrigerante, comeram embutidos, tomaram sopa de lata ou leite de vaca. Não compro esses bloquinhos de bouillon de jeito nenhum !

Anita disse...

Digo "cubinhos"...

Regina Bui disse...

Pois é. Da próxima vez que vc entrar num supermercado, repare na quantidade de ingredientes naturais existentes e na quantidade de ingredientes quimicamente industrializados/condimentados. Seu queixo vai cair.

Anita disse...

Querido, já sei disso desde a adolescência. Por isso tenho minhas ervas frescas e alface no quintal. Há anos eu vou sempre a uma loja na Holanda chamada de "natuurwinkel", tudo bio. Legumes, frutas, nozes e verduras sem pesticidadas. Todos produtos sem aqueles códigos começando com letra E maiúscula seguido de três letras. Reduzi muito o consumo de laticínios e origem animal. Muito hormônio, e muito maltrato aos animais...

Anita disse...

Digo "querida"... Tô mal no português

Regina Bui disse...

ah bom, né?