DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Creme de palmito

Simples de se fazer, mas você pode ser aplaudido em pé ou estragar o jantar de seu convidado se não souber prepará-lo.
Fico profundamente irritada quando sinto gosto de farinha ou de maisena a cada colherada que desce. Algumas dessas padarias-boutique estreladas oferecem no inverno cremes e sopas para encorajar o público a sair de casa e tomar algo quente, algo que esteja além de um capuccino duplo. Você chega na frente do buffet e se depara com quatro ou cinco tipos de sopas charmosas e convidativas. E a de palmito está sempre lá. Confesso que nesse caso nunca vou com tanta sede ao pote. Começo colocando apenas uma concha no prato para experimentar. Se gostar, sirvo-me de mais.
Acontece, querido leitor, que existem maneiras e maneiras de engrossar um creme com farinha, se preciso for, pois há quem prefira acrescentar mais palmito no liquidificador para dar a consistência ao prato.
A maneira mais correta de usar esse espessante para caldos e cremes é misturar farinha com manteiga derretida (na quantidade que desejar), até formar uma pasta não muito mole, e refogar em fogo baixo, mexendo sempre, para que a farinha cozinhe bem por alguns minutos. Essa mistura chama-se roux, muito usada em restaurantes. Assim que o caldo ou o creme estiverem borbulhando na panela, acrescente um pouco de roux, dissolva bem e espere encorpar.
São três as vantagens do uso do roux: você pode guardar a pasta na geladeira por uns dias, não empelota e o sabor da farinha fica super escondidinho. Bom fim de semana!

7 comentários:

Mônica Angeleas disse...

Regina, boa dica!!
Bjs

Regina Bui disse...

Lembrando que isso vale também para o velho e conhecido molho branco.

Mônica Angeleas disse...

Voltei pra te falar que tá rolando um sorteio no meu blog.

Bjs

http://inteirativa.blogspot.com/

Foquinha! disse...

Tira-dúvidas-cremosas:
Não cozinho mto bem, parece que serve para encorpar um bom creme de milho. Será que dá prá fazer o mesmo se fosse um creme branco DOCE, tipo recheios de bolo, sonhos, essas coisas? Ai, Regina, minha cozinha é inventada, tendendo prá uma lástima, nunca dá mto certo. Bjos de obrigada!

Regina Bui disse...

Foquinha,
pra ser sincera eu quase não faço uso de roux em nada, é só uma dica para quem engrossa cremes, caldos e molhos com farinha e leite. No caso de creme de milho, acho também que seria desnecessário: se você colocar o mínimo de líquido (no caso água ou leite), para bater no liquidificador, vc pode obter um creme encorpado com o ingrediente que quiser. A não ser que você queira fazer um panelão e este precise render, aí vc entra com roux, para engrossar um creme ralo, isto é, com pouco ingrediente e muito líquido.
Agora, com doces é outra história. E outro universo, portanto não tente adaptar nada da cozinha salgada na cozinha doce. Geralmente é maisena que se usa para engrossar, e não farinha. E sem manteiga. Aconselho você a procurar e pesquisar receitas em livros ou na própria internet, pq como doce não é minha praia tenho medo de dizer besteiras.
E não desanime, cozinha é um laboratório mesmo, você só aprende colocando a mão na massa!

Foquinha! disse...

Obrigada por me tirar santas dúvidas, "ponto" prá todas nós se prestarmos atenção nas pequenas dicas.Aprendemos sensibilidades surreais através de ti. Fico realmente grata, me alertando do pormenor, não avacalho tanto a comida, rs. Adorei!
Bjos marítmos

Regina Bui disse...

Fico feliz em saber, Foquinha. A cozinha escrita é um grande desafio, pois não tem a prática para mostrar, por exemplo, consistência e sabor. Aí a experiência é de cada leitor. Mas por outro lado acho isso positivo: cada um cozinha e interpreta a seu modo - é sempre uma descoberta.
Beijos gelados de Campinas