DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O bolso acima da estética e da ética

Quando Alex Atala, o chef mais famoso do Brasil, aparece fazendo propaganda do caldo de galinha Knorr, ocorre no Universo um estrago de igual proporção, caso fosse um Machado de Assis vendendo livros do Paulo Coelho.
Tive o prazer de trabalhar com o Atala num evento da Varig, no extinto Ristorante Cirò, no interior de São Paulo, há alguns anos, assim como já estagiei na cozinha de seu restaurante D.O.M. Ele de fato é uma das pessoas mais simpáticas do meio da esnobe gastronomia. Mas nem por isso meu texto será menos cruel.
Logo ele, que tanto preza a filosofia de Savarin e Carême, vem prometer num discurso remunerado, evolução e revolução em cima de um tempero industrializado?
Péssimos aditivos alimentares, como o GLUTAMATO MONOSSÓDICO e INOSINATO DISSÓDICO, que fazem parte da listinha negra dos médicos por causarem danos à saúde – infantil principalmente – estão incluídos nos tabletes, nos pozinhos mágicos e agora nas gelatinas em forma de caldo.
Talvez a preocupação com a saúde não seja o forte da gastronomia, considerando o uso frequente (e menos excessivo de uns tempos pra cá) de manteiga e creme de leite por exemplo, mesmo porque não é ela que dita a comida do dia-a-dia do brasileiro.
Mas qualquer um que esteja minimamente envolvido com essa área sabe que o pecado número um cometido por um chef, repreendido por eles mesmos, seria mascarar sua arte com um tempero fabricado e artificial.
E verdadeiras antas são os fabricantes desses produtos. OPS! Perdoe-me o leitor por um momento de desequilíbrio emocional. Corrijo: verdadeiras antas são os consumidores desses produtos, incluindo meus amigos e familiares. Verdadeiras antas os que fazem uso de artifícios industrializados na comida. O que garanto não ser o caso de Alex Atala.

6 comentários:

e daí? disse...

tb achei bem fora de proposito o comercial...mas, talvez ele seja exatamente isso: comercial. Um produto vendido e só.

Regina Bui disse...

Talvez simples assim Andrea, se o buraco não fosse mais embaixo.
Tanta campanha, trabalho de formiguinha de tantos profissionais contra esses produtos, seja por conta da saúde, seja por conta de uma cultura e hábitos equivocados que vão se formando, e o bonito, com o salto de sua bota anti-derrapante, consegue esmagar todo o caminho percorrido (sim, ele tem essa influência). Que pena!

Anita disse...

Ah, eu acho que devemos denunciar tudo que e' falso mesmo. Entao e' contra os principios dele e quando ele leva algum ($$$) passa rapidinho a ser a favor ? E os clientes dele, nao vao confronta-lo com isso ?

Michele Medola disse...

Rê, estava escrevendo exatamente sobre isso no meu blog quando vi que vc também tinha falado do tal comercial. Fiquei passada com o Alexa Atala. Que decepção!

e daí? disse...

Regina, totalmente de acordo com vc! Eu q talvez não tenha sido tão clara no meu sarcasmo, qdo disse "comerciaL" sendo o ele referencia ao chef, rs Tb acho uma pena!

Regina Bui disse...

Resumindo: palavras de Alex Atala num bate-papo: "Quando pensamos em gastronomia pensamos os ingredientes de forma genuína", ou "O sucesso de uma culinária e de uma gastronomia não é em misturar ingredientes e criar fórmulas mágicas" e "Acho que uma cozinha aberta é só pra uma equipe que tem método, organização, higiene e que trabalha com ingredientes impecáveis. Acho que isso certifica a qualidade do nosso trabalho"
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