DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

domingo, 14 de março de 2010

Bacalhau à Mia

O bacalhau cozinhava mergulhado em azeite, que borbulhava em marcha, cobrindo também as batatas, a cebola em rodelas misturadas com alho amassado, ovos fatiados e as amargas azeitoninhas portuguesas. Na minha opinião, receitas simples de bacalhau são as mais gostosas, como essa, bacalhau à Mia.
Ingredientes simples como aspargos frescos, champignon, shimeji, abóbora e outros sabores delicados não necessitam de nenhuma alegoria para que não sejam mascarados. Ah, mas bacalhau não é nada delicado, muito pelo contrário. Por isso mesmo, caro leitor, é melhor que ele, só ele, salgue os demais ingredientes e os deixe com gosto de sol e mar ou de inverno, já que o peixe em questão, conservado e adormecido, aguarda de prontidão nossos desejos e vontades.
A receita é da estreante Revista Gosto, que em minha mesa tomou o lugar da velha e conhecida Gula. Motivo? Confesso que sigo religiosamente o trabalho do editor J.A. Dias Lopes, que está à frente da nova publicação. E olha que gosto se discute sim, mas qualidade não.

Bacalhau à Mia

(6 porções)
2 kg de bacalhau do Porto
1 ½ de batatas
3 dentes de alho bem picados
1 ½ de cebolas cortadas em rodelas
750 ml a 1 litro de óleo de oliva português
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
4 ovos cozidos duros cortados em rodela
100 gr de azeitonas portuguesas
Salsinha picada grosseiramente para cobrir
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1. Lave o bacalhau e coloque-o de molho em bastante água, na geladeira, por cerca de 36 a 48 horas, trocando a água seguidamente.
2. Após esse tempo, cozinhe o bacalhau em água já fervente, por uns 8 minutos aproximadamente, cuidando para que não fique cozido demais. Escorra e retire cuidadosamente as espinhas maiores. Reserve.
3. Cozinhe as batatas em água, com as cascas, sem deixá-las muito cozidas. Escorra-as, pele-as e corte em rodelas grossas. Reserve.
4. Em uma panela, cozinhe lentamente os dentes de alho e as cebolas no óleo de oliva, até ficarem transparentes. Tempere com sal e pimenta.
5. Desligue o forno e misture o vinagre. Reserve.
6. No fundo de um prato refratário, disponha um pouco do molho de cebolas.
7. Coloque o bacalhau em cima, depois as batatas em rodelas, os ovos e as azeitonas.
8. Cubra com molho de cebolas que sobrou e polvilhe com a salsinha.
9. Leve ao forno médio (180º) por aproximadamente 30 minutos ou até o molho atingir a fervura completa e a salsinha secar.
10. Retire do forno e sirva imediatamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Também tô preferindo a Gosto!
Helena