DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

quinta-feira, 11 de março de 2010

Um sorvete pra chamar de seu

Talvez esse seja o maior desafio da minha vida. Descrever o tal sorvete de doce de leite com sal grosso. O QUÊ? Fiz exatamente essa cara quando me contaram. Dolce latte com nocciola tostata al sale é o nome do sabor. Contar aos leitores sobre essa combinação surpreendente é como tentar explicar o cheiro de terra molhada com grama aparada a quem nunca sentiu. Inimaginável. Mas vou tentar.
Primeiro quero pedir ao curioso que esqueça por completo a idéia do doce de leite comum, registrada desde a infância em nossa memória, pois o sorvete não é tão exageradamente açucarado assim. A proposta é mais delicada. E segundo, a mistura de nutella na receita faz o sabor subir ligeiro como pipa na praia em dia de vento. Os cristaizinhos de sal, que estão ali, tão escondidinhos e comportadinhos, aguardam pacientemente pelas primeiras colheradas para se manifestarem e explodirem em sua boca.
A geladeira balcão mais parece uma vitrine de shopping. Claro que é proposital. Com isso, as moças nos servem com um sorriso orgulhoso no rosto quando a gente vai pedindo as colheradinhas para experimentar.
Outras sugestões que me tiraram do sério, no bom sentido: Crostata di mascarpone al limone, Tiramisu, Pera com acqua di coco.
Há quem ache a massa do sorvete um pouco pesada, apesar do sabor indiscutível. Pois eu não. É só um estilo próprio, diria.
Há quem diga que a história do nonno Vittorio, que começou a fazer sorvete com neve em 1922 seja papo de publicitário, mas que diferença faz isso hoje?
O Guia da Folha e a Época elegeram como o melhor sorvete de São Paulo. Tá? A Stuzzi pode vir quente que eu estou fervendo.
Stuzzi
Rua Paulistânia, 450
Vila Madalena - SP
(11) 3816.0279

3 comentários:

e daí? disse...

endereço anotado pra visitar na semana santa...merci!

Anita disse...

Nossa !! Interessante !! Possivel !!
Mas nao e' pra qualquer um.
Ha um restaurante na Franca que ja ofereceu a entrada, passando pelo prato principal e incluindo a sobremesa o alho.
Feijao preto na sobremesa e' viavel. Tambem nao e' pra qualquer um...
E eu ja fiz musse de chocolate com rosmaninho e por cima umas pedrinhas de sal grosso.
Interessante pela primeira vez, como novidade.
Normalmente e' bom se jogar mesmo na musse tradicional.

Regina Bui disse...

Andrea,
não perca a oportunidade mesmo!

Anita,
assim como café turco com cardamomo também não é para qualquer um, né mesmo?