DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A lógica da comida

Executar receitas pelas medidas de livros e revistas é tão primitivo quanto compreender um ser humano com a seguinte descrição:

1 cabeça (com 2 olhos, 1 nariz, 1 boca e 2 orelhas e cabelos)
2 braços inteiros
1 tronco
2 pernas inteiras
Órgãos, membros, ossos, sangue
1 alma

Portanto, executar uma receita à risca chega a ser quase desumano, mas perdoável, se no final o prato ganhar uma alma com um toque divino todo seu.
Fazer doces, cujas medidas devem ser seguidas rigorosamente, é um caso à parte. Prefiro comprá-los prontos e encher a boca, sem vergonha e sem etiqueta.
Mas o desafio de cozinhar um prato começa com a elaboração dos ingredientes e sua combinação, aprovada pelo bom senso de um paladar apurado. Imagine um camarão ao molho de laranja e páprica picante. Comece pelo molho, refogando cebola e alho na manteiga. Acrescente um pouco de caldo de peixe (feito em casa), um tanto de vinho branco seco, a mesma quantidade de suco de laranja e deixe reduzir em fogo alto. Observe a consistência do molho. Muito aguado? Deixe reduzir mais. Vá colocando aos poucos a páprica e experimentando esta alquimia com o sal, um pouco de creme de leite e, colherada por colherada, chegue num sabor especial. Só seu. Essas experiências é que dão vida à receita que você faz. Os ajustes, as idéias, o feeling, a “mão”, adquiridos com a prática, são ingredientes tão importantes quanto os escolhidos para compor um simples molho, por exemplo, que tenha a sua cara. O camarão, é só fritá-lo rapidamente na manteiga e estará prontinho para levar um banho quente do seu divino molho. Só seu.

2 comentários:

Rosane Queiroz disse...

oi regina, e a rosane do garotas de segunda
tambem adorei seu blog,
se tiver uma receitinha de segunda, manda pra gente!

beijos, rosane

Regina Bui disse...

oi Rosane
já coloquei no forno um texto sobre comida de segunda, assim que ficar pronto eu ponho na mesa!
bjs