DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Arroz com Clight e o TNT

Um hábito se torna a segunda natureza, alguém já falou isso. Apertamos o play desde o primeiro minuto do dia e assim vamos sendo conduzidos pelo piloto automático sem darmos conta dos nossos movimentos, desde os mais banais até os importantes. O pensamento anda sempre distante e é só nele que focamos a maior parte do tempo.
Uma senhora me disse que, distraidamente, colocou um envelopinho de suco Clight Lima-limão no arroz e nem se deu conta, achando que fosse o tempero industrializado Meu Arroz, da Knorr. Foi a diversão do dia para o marido, que ligou para os parentes contando.
Certamente, se ela tivesse que picar cebola e alho, não os confundiria com um envelope esverdeado.
Mas os temperos químicos já são um hábito na cozinha da maioria das pessoas, assim como os sabores artificiais fazem parte do padrão das papilas gustativas das mesmas.
Há alguns textos abaixo, fiz uma comparação entre Alex Atala vendendo caldo Knorr e Machado de Assis divulgando livros do Paulo Coelho, mas hoje ocorreu-me uma situação absurdamente semelhante: a de Coco Chanel confeccionando chapéus de TNT (tecido-não-tecido).
E daí surgiu a melhor definição para os alimentos industrializados, tantos que são: CNC (comida-não-comida). Nada mais coerente. Se tudo no mundo é imitação, por quê não enfiar goela abaixo, de forma bem literal, mais essa?

3 comentários:

e daí? disse...

excelente a analogia! Gostei!

Yul Barbosa disse...

Bah, Regina...

Comida-não-Comida é um termo que da pra usar no tipo de ingredientes que temos disponíveis hoje em dia. Comida congelada acredito que seja uma delas. Enlatada... Aquelas que é só colocar água, e pum, ta pronto!

Acho que pela falta de tempo, já que hoje é cada vez mais comum tanto o marido quanto a esposa trabalharem fora (longe de mim ser machista de achar que lugar de mulher é em casa. Acho louvavel que a mulher tenha o mesmo espaço que o homem, ou até mais), sobrando menos tempo para ir até a feirinha, escolher os ingredientes, temperos. É mais prático ir até o supermercado, escolher duas, três caixinhas, e colocar no cesto.

Só posso dizer que gostei do seu blog. A nossa rede mundial precisa mais de conteúdo, não só receitas. ajudar as pessoas a pensarem por si só, não só copiarem uma lista de ingredientes e seguir um passo-a-passo.

Espero estar aqui mais vezes.

Anônimo disse...

suahsuhasuahu hilario! prometo testar! deve ser bom *.* XD