DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Farmácia na cozinha

Vivo aqui neste blog incentivando o uso das ervas frescas (tão esnobadas na hora das compras), para temperar a sagrada comida do dia-a-dia. Não só pelo prazer de degustá-las, pois enobrecem toda e qualquer receita, registro aqui um pouco de seus milagres:

Tomilho – erva sagrada para os antigos, sempre inspirou os poetas pelo seu perfume exótico. Thymus deriva da palavra grega thymon, que significa coragem. O tomilho pode ser usado para limpar o organismo de impurezas, tanto físicas quanto emocionais (raiva, frustração, inveja), além de ser muito digestivo. Trata das infecções por fungos, dores de garganta e ciática.

Manjericão (alfavaca) – ótimo para combater gases, dores intestinais, apendicite, cistite, pneumonia, angina, sinusite, dores de cabeça em conseqüência de má alimentação e tonturas. Sua energia é suave e calmante.

Sálvia – excelente remédio contra o stress. Tem propriedades tônicas, diurética, anti-reumática, perfeita para higiene bucal, ajuda nas estomatites, aftas, brônquios e equilibra a diabetes.

Alecrim – revigorante e estimulante para a mente e o corpo. Bom para tosses, bronquites, reumatismos e artrites, pressão alta, dores de estômago, má digestão e cicatrização.

Erva-doce (funcho, aneto, endro, dill) – ótima para enxaqueca, vesícula e para quem sofre de angina, pois limpa veias e artérias. Também auxilia nas dietas de emagrecimento, cólicas intestinais, azia e ajuda na formação de leite em mulheres que amamentam.

Menta – contra perda de memória, stress, asmas e cólicas de origem nervosa, auxilia a digestão, é antitérmica e diurética.

Salsa – atua em todo o organismo, principalmente no fígado. É expectorante, boa para a bexiga, falta de apetite, inflamação dos olhos, pneumonia, febre, reforça a imunidade, combate hemorragias, gripes, inflamações na uretra e fortalece o baço.

Manjerona – indicada contra fraqueza dos músculos e nervos.

Hortelã – tônico indicado contra prisão de ventre, vermes, reumatismo, e também usada como calmante.

FONTES: MARIA TERESA MODRO E PROF. JAIME BRÜNING

4 comentários:

Ita Andrade disse...

Boa dica Rê! e quero te contar que troquei um certo comprimidinho por uma ou duas canecas de cha de cidreira e estou dormindo como um anjinho. Ta tudo aí mesmo né não? Ah! da uma dica de onde encontrar sementes ou mudas de boa procedencia, dessa gentinha toda e tambem queria manjericão tailandes que eu adoro mas nao encontro.
valeu querida!

Anita disse...

Eu fico aqui pensando o que aconteceriase se eu pegasse todos os ingredientes dessa listinha, triturasse e fizesse um cha.

Regina Bui disse...

Ita,
o Ceasa é o melhor lugar, pois se não encontrar alguma coisa poderá encomendar.
valeu!

Regina Bui disse...

Anita,
infelizmente isso não dá certo. Temos que tomar cuidado com as plantas porque elas não são inócuas: a mesma composição química que pode curar também pode causar danos, quando utilizadas inadequadamente. Junto a isso, os efeitos de uma erva podem se contrapor a outra. Elas devem ser usadas com parcimônia para fins medicinais.