DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O cardápio dos sentidos II

Claro, esqueci dos APIMENTADOS ou PICANTES, onde desfilariam os temperos mexicanos, baianos e tailandeses. Ou tenha me esquecido também de outras texturas e sabores a serem explorados, afinal a idéia é uma pedra bruta que, como todas, teria de ser cuidadosamente lapidada .
A discurso maluco surgiu da questão da identidade dos restaurantes. Sim, hoje trabalhamos com a cozinha contemporânea, a globalização da gastronomia, que permite a mim e a outros profissionais harmonizar temperos e ingredientes de cada canto do mundo. Logo, o cardápio, além de ter as sugestões globalizadas, poderia ir direto ao assunto cutucando o paladar do cliente e, quanto a mim, o desafio de criar pratos com um novo enfoque.
Até numa proposta mais tradicional esse formato se encaixaria. Talvez, ao invés de elegermos um prato como principal, escolheríamos com mais gosto o principal de um prato, mesmo sendo uma salada, uma sopa ou as receitinhas de uma degustação.

Um comentário:

Anita disse...

O Deepak Chopra classifica os sabores de outra forma, incluindo alem da sua listinha os adstringentes (que "pega" na boca: espinafre, chuchu, alguns feijoes) e tambem metal (saladas cortadas com faca ao inves de dobradas no garfo, p. ex.). Coisas de indiano...
Mas usa ideia e' boa, muito boa, mexe com a fantasia. Criancas sabem expressar isso muito bem, vontade de comer um "croc-croc" ou uma papinha aveludade e doce, etc..