DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Em defesa da coerência e da lógica

Postei em setembro de 2008 uma entrevista com Michael Pollan à Folha de S.Paulo, sobre o livro de sua autoria Em Defesa da Comida. Volto a falar aqui sobre o excelente trabalho deste jornalista, que deveria ser lido e relido por qualquer cidadão que esteja cansado da ditadura da alimentação. Michael comenta detalhadamente a industrialização da comida nos Estados Unidos na década de trinta e como essa cultura equivocada tomou conta de nossas geladeiras. E não para por aí: alerta para a busca insana da “refeição completa” através de complementos, shakes, cereais e - se o livro fosse publicado hoje - estaria também a ração humana numa listinha que poderia ser chamada de “Imitações de Comida”. Arrisca ainda: trinta anos de conselhos nutricionais nos deixaram mais gordos, mais doentes e mais malnutridos. Imperdível!

2 comentários:

Anita disse...

Acho fascinante as pessoas que sentem atracao por comer coisas que nao sao "comida", mas subprodutos ou invencionices das multinacionais. Mas eu tenho minhas contradicoes tambem, devido a valores culturais que incorporei e que se chocam com os fatos que leio e pesquiso sobre os alimentos. Comer carne e beber leite e' algo puramente cultural, ninguem precisa daquele ferro e daquele calcio todo. Calcio e ferro sao facilmente adquiridos pela ingestao de verduras/leguminosas e exposicao ao sol. Mas eu adoro queijos e proteina animal, grrrr !!

Regina Bui disse...

O livro é surpreendente porque ele fala também dos aspectos culturais de vários países. Ele mostra uma pesquisa com aborígenes australianos, por exemplo, que foram viver na cidade e após dois anos adquiriram algumas doenças, entre elas, diabetes. Voltaram para a floresta e também para seus velhos hábitos alimentares (frutos dos mar, larvas, canguru e insetos nativos). As doenças diminuiram ou sumiram totalmente. Nem por isso ele acha que nós daqui deste lado do mundo devemos comer o mesmo, mas que a alimentação saudável é um complexo de coisas, entre elas, a cultura. Resumindo, nosso organismo também se adapta à ela.