DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Saiu na ÉPOCA

Nomes divertidos podem fazer crianças comerem mais vegetais. Estudo da fundação Robert Wood Johnson, nos Estados Unidos, sugere que mudar o nome de frutas, verduras e legumes faz seu consumo crescer entre as crianças. Quando "cenouras da visão raio-X" , no lugar de simples "cenouras", foram servidas no almoço de crianças em idade pré-escolar, elas comeram quase o dobro do que normalmente comiam. O resultado faz parte de uma pesquisa com 186 crianças de quatro anos que foi apresentada nesta segunda-feira (2) no encontro da Associação de Nutrição Escolar americana. Segundo o estudo, mesmo depois que o vegetal voltou a ser chamado pelo nome simples, as crianças continuaram a comer 50% a mais do que costumavam consumir. "Qualquer coisa que estimule a imaginação delas parece estimular também o apetite", disse o pesquisador Collin Payne.
O líder da pesquisa, Brian Wansink, da Cornell University, afirmou que "dar nomes legais à comida faz as crianças pensarem que vai ser mais legal comê-las". "Pode ser 'vagens do poder' ou 'árvore do brócolis dinossauro'", disse. Segundo Wansik, que é autor do livro Mindless Eating: Why we eat more than we think (Comendo sem pensar: por que comemos mais do que imaginamos), a mudança de nome causa uma expectativa diferente em relação ao alimento, o que traz uma nova experiência, mesmo que a comida seja a mesma. Essa sugestão também funcionaria com adultos. Um outro estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que, em um restaurante, quando mudaram o nome de um prato de "filé de frutos do mar" para "suculento filé de frutos do mar italiano", suas vendas cresceram 28%.
(Revista Época, mar/2009)

5 comentários:

Mônica Angeleas disse...

Oi Regina, passei prá desejar um bom fim de semana.
Bjs
Mônica

http://inteirativa.blogspot.com/

Regina Bui disse...

Oi querida, brigadão!
Bom findi pra você também,
beijos

Anita disse...

Interessante. Eu era "contra" trocar nomes das comidas. Mas agora, mae de dois, essa teoria foi por agua abaixo. Acho que crianca deve sim ser enganada na hora da comida e a mae deve usar todas as tecnicas de psicologia barata para estimular o apetite e curiosidade. Fazer carinhas nos pratos e joguinhos e rimas com a origem das comidas ("baguete vem da Franca, massa da Italia, na China comem muito arroz, e no Brasil feijao e churrasco, etc." ).Minha sogra faz isso facinho, facinho. Tem um "prato de forno encantado" (rolinhos de frango gratinados com molho de alho poro) e "prato dos cavaleiros da corte" que meu filho adora e eu nem tenho nocao do que e' ou como ela faz...

Regina Bui disse...

Anita,
a linguagem da fantasia elas entendem muito bem, veja você o que ocorre nos desenhos animados. E que eu saiba, ninguém enlouqueceu depois de descobrir que Papai Noel não existe. Acho um recurso muito natural fazer o que o texto sugere, sem contar que a gente se diverte também!

Rosane Queiroz disse...

Oi Regina

só pra dizer que teu blog ta cada dia mais suculento

quanto aos nomes, funciona com minha filha de 5 anos tambem

hoje mesmo ofereci a carambola da estrela mais docinha do mundo e ela comeu tudo!

beijos, RO

vou te escrever no e-mail tbem...