DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cebola crocante em rodelas. Aos montes.

Fui liberada do almoço de Dia dos Pais pela família. Ufa! Como toda família italiana que se preze, o almoço teve a força da união: a neta fez a lasanha preferida do patriarca, com lombinho defumado no lugar do presunto. A mãe preparou de véspera, deixando curtir numa vinha d’alho, o lombo com osso, que depois foi assado durante uma eternidade. E a tia contribuiu com a saborosa salada de batatas, com muito azeite, ovos, cheiro verde e palmito – uma espécie de maionese da casa, com gosto de domingo festivo.
E o lombo assado veio acompanhado de rodelas empanadas de cebola, que há tempos não comia. Mas essas rodelas crocantes de cebola não são como as ostentosas onion rings, não. Essas são até bem feinhas, pois são bem mais finas e murcham um pouco na hora da fritura, após serem passadas na clara e depois na farinha de trigo. E demoram um pouco para dourar, mas quando isso acontece - escute, caro leitor – quando aquele monte de rodelas finas e empanadas douram na frigideira, você já começa a imaginar o “croc” da mordida e o quente adocicado da cebola na boca. Só não pode deixá-las queimar.

3 comentários:

Foquinha! disse...

Acabei de enviar seu post via e-mail prá minha filha Duda, agora com a dica correta, rs... Ela e as amigas fizeram essa tortuosa "tentativa" dias atrás, apenas como aperitivo... tem foto da panela na circunstância/ ocorrido/eu sei lá q nome dar, até no orkut delas. Relembrar isso por aquí foi bem divertido, adorei, mil bjoss prá vc!!!

Regina Bui disse...

Foquinha,
só lembrando que nada que é empanado com ovo deve ter gema, apenas a clara, pois a gema faz espuma na frigideira.
bjs!

Foquinha! disse...

Obrigada, Regina! Faremos nova tentativa/agora sem as gemas, não sabíamos disso, as suas idéias são sempre uma delicinha caseira... bjão!