DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Talentos na cozinha

José Alves arrasa na cozinha. Ele me passou sua receita predileta, a de rocambole de carne. E disse que tira a prova para quem duvidar:
- Tempero a carne moída com alho amassado, sal e orégano. Misturo tudo muito bem e abro a massa de carne na mesa para rechear. O recheio é assim: fatio uma calabresa em rodelas, corto um tomate em cubinhos e uma cebola pequena picadinha com cheiro verde. Coloco mais um pouco de sal, espalho bem e faço o rolo. Embrulho no papel alumínio e levo até o forno pré-aquecido, deixando por 50 minutos numa temperatura baixa de 180°. Às vezes eu faço um recheio com ovo cozido, tomate e presunto. Fica uma delícia!
José Alves é deficiente visual e trabalha no projeto Diálogos no Escuro.

8 comentários:

Rosane Queiroz disse...

Hummmm,

minha irma faz um rocambole de carne delicioso, tipo assim.

pena que ela esta fora do brasil, e agora me deu uma saudade!




beijos, RÖ

Regina Bui disse...

oi Ro,
Fala a verdade, esses sabores que ficam na memória...
e você conhece esse projeto, o Diálogos no Escuro? Vale a pena!
bjs

Ita Andrade disse...

Hoje eu fiz o rocambole e pasme mas acredite, deu certo!!!
minha mãe diz que quem sabe ler sabe cozinhar... Acho que então sou analfabeta do tipo mobral mesmo.
Valeu Regina!

Regina Bui disse...

Ita,
Parabéns, mas não sabia que vc tinha dificuldades na cozinha. Olha, isso não é mal. Uma vez perguntei p/ uma senhora - grande cozinheira de mão cheia - se ela achava ruim que a filha não soubesse cozinhar. A resposta imediata foi: "sorte dela!"
bjs

Ita Andrade disse...

Então vou te contar a historia:
Sou neta e filha de duas italianas daquelas...minha avó que faleceu ha poucos meses,aos 95 anos e comandou a cozinha de uma churrascaria 5 estrelas no sul de Minas, até uns poucos anos atras. Minha mae foi uma confeiteira de bolos de casamento e viajou este pais com seu trabalho e ha 10 anos comanda sua fabrica de doces em Santa Catarina e eu? mal sei cozer uma massinha e nem sei por onde começa um bolo. Meu talento artístico tambem é herança delas e a culpa de eu não ter jeito pra cozinhar é toda da minha avó que dizia: "Voce é uma artista, se entrar na cozinha não vai sair, como eu e sua mãe não saimos". Agora que a vida anda mais devagar, ando muito interessada no assunto. Por sorte, gosto de coisas simples, meios naturebas, cruas, japonesas, o que acho que facilita um pouco...e ja que sou uma artista, capricho na apresentação da coisa...ja que os olhos tambem comem...tenho conseguido "distrair" meus convidados. (rs)
A propósito, pode me indicar sites ou livros com esse tipo de comida? ou receitas bem explicadinhas para analfabetas como eu?
Ah! que bom ter te encontrado, Regina!

Regina Bui disse...

Vou pensar num curso rápido via blog! rs...rs..

Ita Andrade disse...

PUXA!!! sério?
Vai dar o pulo do gato tambem? tipo: fiz ervilha torna no vapor. lavei direitinho cortei as pontinhas, mas ninguem me disse que tinha que puxar aquele fiozinho...bem, ja sabe o que aconteceu...meu namorado achou legal, um prato que ja vem com fio dental rsrsrsrs
Sei não Regina...

Regina Bui disse...

pois é... são tantos os detalhes que dá até preguiça de pensar em escrever o curso com todos os pormenores. Quem sabe um telecurso no blog, um "blogcurso"...