DISCURSOS GASTRONÔMICOS E MACARRÔNICOS

sábado, 18 de abril de 2009

Frio, sofá, cobertor e aquela fominha de não-sei-o-quê

Posso sugerir ao leitor uma receita de “macarronadona” para aqueles domingos gelados de inverno? Os domingos, obrigatoriamente, devem ter cheiro de panela no fogo. Vou facilitar bastante sem comprometer a qualidade, prometo. Macarronada é modo de falar. A massa é de sua preferência: espaguete, penne, talharim, nhoque. E o molho:

BOLOGNESA DE CALABRESA

1) Primeiro, triture no processador 2 calabresas com um bom pedaço de bacon. Refogue tudo numa panela (não é preciso usar óleo nem azeite) até que o fundo fique queimadinho. Reserve essa panela e não deixe ninguém chegar por perto.

2) Para o molho de tomates: numa outra panela, refogue em azeite um pouco de cebola e alho. Em seguida, despeje 4 latas de tomate pelati (Casino, La Pastina ou De Cecco). Acrescente também cebolinha, louro e alecrim. Deixe ferver por 5 minutos. Desmanche com um garfo os tomates inteiros. Não coloque sal ainda.

3) Despeje o molho de tomates na panela de fundo queimadinho, junto com a calabresa e o bacon. Mexa bem até que o molho e a carne trituradinha incorporem. Deixe ferver por mais 20 minutos em fogo baixo. Se preciso for, acrescente um pouco de água. Corrija o sal no fim do cozimento, lembrando que a calabresa pode salgar o molho.

Mas cuidado, não faça mais massa do que molho para que não fique ressecada. A quantidade acima é para meio pacote, talvez um pouco mais. Ou você não gosta de ver a massa se esbaldando num molho encorpado que acabou de borbulhar?

Foto: Regina Bui

Nenhum comentário: